quarta-feira, 24 de abril de 2013

Campanha Nacional de Combate a Gripe - Dia "D"


Um dia maravilhoso, com uma equipe capacitada. Obrigada a todos que participaram. Segue algumas fotos do evento. Depois eu coloco mais. Abraços!!!






quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia Internacional de Combate a Malária





Responsável Pelo Projeto: Gerlânia Pereira de Sousa
APOIADORA MUNICIPAL PARA CONTROLE DA MALÁRIA PNCM/DEVEP/SVS/MS Fiocruz/RJ e FIOTEC/ SES (AC, AM, AP, PA, RO, RR)

Introdução

O Dia Mundial da Malária foi lançado em 25 de abril de 2007 com a finalidade de chamar a atenção sobre esta doença, construir compromissos e mobilizar as ações para alcançar as metas de redução da malária ao nível comunitário.
Durante a última década, o mundo tem feito grandes progressos na luta contra a malária. Desde 2000, as taxas de mortalidade por malária caíram mais de 25%, e 50 dos 99 países com transmissão em curso estão agora a caminho de cumprir a meta Mundial 2015 Assembleia da Saúde de reduzir as taxas de incidência em mais de 75%. Uma grande escala das intervenções de controle do vetor, com maior acesso a testes de diagnóstico e tratamento de qualidade garantida, tem sido fundamental para este progresso.
O tema mundial para 2013 e os próximos anos é: Invista no futuro. Derrotar a malária.
Esse tema energiza o compromisso de todas as esferas (nacional, estadual e municipal) para combater a malária.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o impacto da malária sobre a população humana continua aumentando: ocorre em mais de 90 países, pondo em risco cerca de 40% da população mundial. Estima-se que ocorram de 300 a 500 milhões de novos casos, com média de um milhão de mortes por ano. Representa, ainda, risco elevado para viajantes e migrantes, com casos importados em áreas não endêmicas.
No Brasil, o maior número de casos é registrado na região Amazônica, cujas condições ambientais e socioculturais favorecem a expansão de sua transmissão.
O grande desafio é que as pessoas percebam como aspecto negativo a Malária. Para isso, é importante atividades de mobilização social em parceria com outras instituições e divulgação de todo serviço ofertado a população de Candeias do Jamari como: diagnóstico precoce e tratamento imediato, instalação de Mosquiteiros impregnados de longa duração, borrifação das paredes e atividades de educação em saúde.

Objetivo

O objetivo principal deste projeto é energizar compromisso para combater a malária, mobolizando a comunidade para se sensibilizarem do tema e valorizarem a prevenção e o controle como informação atraves de palestras, pit stop com distribuição de folders, gibis e colocação de faixas nos principais pontos da cidade chamando a atenção para o dia mundial de combate a malária.

Justificativa

O município de Candeias do Jamari é o primeiro com maior índice parasitário anual - IPA - do Estado de Rondônia em 2012.
O IPA do município é de 139,8, sendo de alto risco para transmissão de malária. Com uma população de 20.789 habitantes pelo IBGE, apresentou 2.907 casos de malária com local provável de infecção as localidades do município em 2012. No gráfico 01 abaixo podemos observar que como é considerado alto risco para malária o município que apresenta IPA acima de 50, Candeias do Jamari é o único do Estado de Rondônia que ainda encontra-se nesta classificação, pois os demais estão todos com IPA menor ou igual a 40,3.
Gráfico 01.
O Programa Municipal da Malária de Candeias do Jamari realiza atividades de controle da malária, entre elas, diagnóstico, tratamento, borrifação de paredes com inseticidas, termonebulização, instalação de mosquiteiros impregnados de longa duração. Estas atividades devem ser divulgadas para se obter uma melhor aceitação da comunidade e uma não banalização do agravo malária, é neste intuito que pela primeira vez as equipes municipais de controle de malária, epidemiologia, educação, Atenção Básica e sociedade em geral estão se reunindo para realizar atividades de mobilização social no Dia Mundial de Combate a Malária, que é comemorado no dia 25 de abril de cada ano. 

PMAQ


Candeias do Jamari
“TEM PMAQ”
NACIONAL
E
ESTADUAL
     O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.
A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).
A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.
E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

PROVAB


Candeias do Jamari
“TEM PROVAB”
A adesão ao PROVAB 2013 está aberta apenas para equipes sem médicos e novas equipes de saúde da família com carga horária semanal de 40 horas;
Os municípios não devem colocar vagas de ubs que já tenha médicos, pois o objetivo não é substituir médicos das equipes existentes; mesmo que o médico da unidade também se inscreva no PROVAB isso não garante que ele seja selecionado para a mesma unidade e/ou município!!
Os médicos que hoje estão no PROVAB poderão também aderir ao PROVAB 2013, a adesão não é automática, é necessário realizar nova adesão;
Os recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do ms, devendo onerar o pab variável saúde da família, conforme portaria 81. Clique aqui para ter acesso a portaria.
Ao realizar adesão o gestor receberá um email da equipe PROVAB, inclusive informando, quando houver, quais são as pendências no processo de adesão e como proceder.
Orientações para adesão do município ao PROVAB
·         Todo município deve ter, obrigatoriamente, o gestor municipal e o coordenador do PROVAB cadastrados no cadastro nacional de profissionais de saúde para que a adesão do município possa ser acessada.
·         O gestor municipal deve ser o secretário municipal de saúde.
·         Somente o gestor municipal (secretário de saúde) pode fazer a adesão do município.
·         Somente o gestor municipal (secretário de saúde) pode fazer o cadastro do coordenador do PROVAB no sistema PROVAB. Qualquer funcionário do município pode ser o coordenador do PROVAB.
Passos para o cadastramento do gestor municipal e do coordenador do PROVAB no cadastro nacional de profissionais de saúde (CNPS)
·         Para fazer o cadastro no cnps, o gestor municipal e o respectivo coordenador do PROVAB devem acessar o endereço http://PROVAB2013.saude.gov.br, clicar no botão “crie uma conta”, fazer cada um, o seu cadastro e acusar o recebimento do e-mail de confirmação de cadastro no CNPS.
·         Após o gestor municipal e o coordenador do PROVAB terem concluído os respectivos cadastros no cnps então o sistema PROVAB estará acessível para a adesão do município.
·         Ogestor municipal deverá então entrar no sistema PROVAB, acessar o menu cadastro>coordenador e cadastrar o coordenador.
Passos para adesão do município ao PROVAB
·         Selecionar o município que quer fazer a adesão.
·         Complementar o cadastro do gestor municipal.
·         Fazer o cadastro do município.
·         Complementar o cadastro do coordenador do PROVAB (ler item 2).
·         Quando todos os passos forem executados e a adesão estiver concluída, o sistema mostrará uma ficha de adesão, com o nome do município, gestor municipal e coordenador do PROVAB.
·         Deve-se fazer o upload (anexar arquivos) de documentos no sistema. Para cada arquivo anexado no sistema deve conter os documentos do gestor e do prefeito. Ex.: o documento de identidade deve possuir a copia da identidade do gestor e do prefeito.
Maiores informações também entrar em contato com coordenação do PROVAB por meio do e-mailcoordenacao.PROVAB@saude.gov.br ou com a ouvidoria geral do sus 136!!


Dos prazos
·         A inscrição dos municípios, adesão ao PROVAB é através do endereço: http://provab2013.saude.gov.br até às 23h59min do dia 1º de fevereiro de 2013, conforme horário de brasília;
·         O processo de adesão dos médicos ao PROVAB é através do endereço: http://provab2013.saude.gov.br até às 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2013, conforme horário de brasília;
·         Após a análise da documentação, os municípios que preencherem os requisitos acima terão seu nome publicado no diário oficial da união até 05 de fevereiro de 2013, e constarão em sistema informatizado para fins de opção dos candidatos do PROVAB.
Do termo de compromisso
O sistema eletrônico gerará o termo de compromisso constante no anexo do edital nº 35, de 26 de dezembro de 2012.
·         Deverão ser encaminhados, por meio eletrônico, ao endereço coordenacao.provab@saude.gov.br, e fisicamente, via correio, para o endereço esplanada dos ministérios, bloco g, 7° andar, sala 725 – cep 70.058-900, brasília – df, com a indicação (PROVAB 2013/deges/sgtes/ms):
A. Termo de compromisso, assinado pelo prefeito municipal, em duas vias.
B. Cópia autenticada dos documentos pessoais do titular responsável (ci e cpf) pela assinatura do termo de compromisso (prefeito e secretário municipal de saúde), com o respectivo ato de nomeação ou termo de posse;
C. Indicação do representante legal do município para acompanhar a participação do município no programa, informando telefone e endereço eletrônico (e-mail) para contato.
·         As informações declaradas e documentos postados no formulário eletrônico serão de inteira responsabilidade gestor, dispondo a coordenação do PROVAB do direito de excluir da seleção aquele que porventura não preencher o formulário de forma completa e correta ou fornecer dados comprovadamente inverídicos;
Da análise da documentação e da adequação aos critérios definidos com base na portaria nº 1.377/GM/MS de 2011
·         o ministério da saúde, através da secretaria de gestão do trabalho e educação na saúde (sgtes), analisará a documentação apresentada e verificará a adequação dos municípios aos critérios definidos com base na portaria nº 1.377/gm/ms, de 2011.
Da celebração do termo de compromisso
·         O Ministério da Saúde irá celebrar termo de compromisso apenas com os municípios que atenderem adequadamente a este edital de convocação, por meio do envio da documentação solicitada, no prazo estabelecido, e com adequação aos critérios definidos com base na portaria nº 1.377/GM/MS de 2011.
·         O Ministério da Saúde enviará aos municípios que atenderem adequadamente às disposições deste edital 1 (uma) via do termo de compromisso devidamente assinada pelo ministro de estado de modo a formalizar a adesão ao PROVAB.

Campanha Nacional contra a Gripe



A Campanha Nacional Contra a Gripe tem como o dia "D" 20 de abril.
O município conta com 7 postos de vacinação, segue abaixo a relação:

Unidade Mista de Saúde Santa Isabel
Unidade Básica de Saúde União Palheiral
Unidade Básica de Saúde Nova Colina
Unidade Básica de Saúde São Pedro
Unidade Básica de Saúde Nova Samuel
Creche Rosa Fé
Colônia dos Pesacadores

Público Alvo:
Gestantes
Puérperas
Idosos acima de 60 anos
Trabalhadores da Saúde
Indigenas
Crianças de 6 meses a < de 2 anos
Paciente portadores de doenças Crônicas

"Não se esqueçam de levar o CARTÃO DE VACINA"

"CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS"


CRONOGRAMA BOLSA FAMÍLIA


ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE


Data: 08/03/13 Horário: 8:00hs até as 14:00hs
Local: Posto de Saúde União Palheiral (Aristides Pantoja Limoeiro)
Bairros: Das Flores, Santa Letícia I e II, Setor Chacareiro, União, Linha do Caju, Bairro Novo, Novo Horizonte e Palheiral.

Data: 15/03/13 Horário: 8:00hs até as 14:00hs
Local: Quadra Poliesportiva Jair de Carvalho
Bairros: União, Satélite e Santa Isabel.

Data: 22/03/13 Horário: 8:00hs até as 14:00hs
Local: Unidade Vila Nova Samuel
Setor Rural

Data: 25/03/13 Horário: 8:00hs até as 14:00hs
Local: Unidade Nova Colina
Setor Rural

Data: 29/03/13 Horário: 8:00hs até as 14:00hs
Local: Unidade de Saúde São Pedro
Distrito de Triunfo