quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia Internacional de Combate a Malária





Responsável Pelo Projeto: Gerlânia Pereira de Sousa
APOIADORA MUNICIPAL PARA CONTROLE DA MALÁRIA PNCM/DEVEP/SVS/MS Fiocruz/RJ e FIOTEC/ SES (AC, AM, AP, PA, RO, RR)

Introdução

O Dia Mundial da Malária foi lançado em 25 de abril de 2007 com a finalidade de chamar a atenção sobre esta doença, construir compromissos e mobilizar as ações para alcançar as metas de redução da malária ao nível comunitário.
Durante a última década, o mundo tem feito grandes progressos na luta contra a malária. Desde 2000, as taxas de mortalidade por malária caíram mais de 25%, e 50 dos 99 países com transmissão em curso estão agora a caminho de cumprir a meta Mundial 2015 Assembleia da Saúde de reduzir as taxas de incidência em mais de 75%. Uma grande escala das intervenções de controle do vetor, com maior acesso a testes de diagnóstico e tratamento de qualidade garantida, tem sido fundamental para este progresso.
O tema mundial para 2013 e os próximos anos é: Invista no futuro. Derrotar a malária.
Esse tema energiza o compromisso de todas as esferas (nacional, estadual e municipal) para combater a malária.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o impacto da malária sobre a população humana continua aumentando: ocorre em mais de 90 países, pondo em risco cerca de 40% da população mundial. Estima-se que ocorram de 300 a 500 milhões de novos casos, com média de um milhão de mortes por ano. Representa, ainda, risco elevado para viajantes e migrantes, com casos importados em áreas não endêmicas.
No Brasil, o maior número de casos é registrado na região Amazônica, cujas condições ambientais e socioculturais favorecem a expansão de sua transmissão.
O grande desafio é que as pessoas percebam como aspecto negativo a Malária. Para isso, é importante atividades de mobilização social em parceria com outras instituições e divulgação de todo serviço ofertado a população de Candeias do Jamari como: diagnóstico precoce e tratamento imediato, instalação de Mosquiteiros impregnados de longa duração, borrifação das paredes e atividades de educação em saúde.

Objetivo

O objetivo principal deste projeto é energizar compromisso para combater a malária, mobolizando a comunidade para se sensibilizarem do tema e valorizarem a prevenção e o controle como informação atraves de palestras, pit stop com distribuição de folders, gibis e colocação de faixas nos principais pontos da cidade chamando a atenção para o dia mundial de combate a malária.

Justificativa

O município de Candeias do Jamari é o primeiro com maior índice parasitário anual - IPA - do Estado de Rondônia em 2012.
O IPA do município é de 139,8, sendo de alto risco para transmissão de malária. Com uma população de 20.789 habitantes pelo IBGE, apresentou 2.907 casos de malária com local provável de infecção as localidades do município em 2012. No gráfico 01 abaixo podemos observar que como é considerado alto risco para malária o município que apresenta IPA acima de 50, Candeias do Jamari é o único do Estado de Rondônia que ainda encontra-se nesta classificação, pois os demais estão todos com IPA menor ou igual a 40,3.
Gráfico 01.
O Programa Municipal da Malária de Candeias do Jamari realiza atividades de controle da malária, entre elas, diagnóstico, tratamento, borrifação de paredes com inseticidas, termonebulização, instalação de mosquiteiros impregnados de longa duração. Estas atividades devem ser divulgadas para se obter uma melhor aceitação da comunidade e uma não banalização do agravo malária, é neste intuito que pela primeira vez as equipes municipais de controle de malária, epidemiologia, educação, Atenção Básica e sociedade em geral estão se reunindo para realizar atividades de mobilização social no Dia Mundial de Combate a Malária, que é comemorado no dia 25 de abril de cada ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário